Sunday, June 14, 2015

Atualizações importantes

O PostgreSQL Development Group lançou uma atualização para todas as versões suportadas (9.4.4, 9.3.9, 9.2.13, 9.1.18 e 9.0.22) na sexta-feira (22/06). Em menos de 2 meses foram lançadas 3 versões corretivas para cada uma das versões. Em particular, as atualizações nas versões 9.3 e 9.4 introduziram bugs em algumas de suas correções; esse foi o motivo para o lançamento tão rápido de versões corretivas.

Algumas versões corretivas tentaram corrigir problemas no sistema multixact. É fato que a maioria dos usuários não vão chegar a manifestar o bug mas se isso acontecer, você pode ter corrompimento de dados irrecuperável. Não espera saber se alguma de suas aplicações vai produzir tal bug, atualize a versão o quanto antes.

Além do problema no sistema multixact (que coleciona bugs a várias versões), uma correção inexata introduziu um problema na 9.4.2 e 9.3.7 ao realizar um fsync em todo diretório de dados após uma queda. Infelizmente isso conduz a um erro se houver arquivos que não podem ser escritos pelo usuário postgres (por exemplo, arquivo de certificado SSL); a consequência é que o servidor não sobe.

Um outro problema é com o pg_upgrade. O bug pode se manifestar mesmo em versões que não contém o bug mas que foram atualizadas a partir de uma versão problemática. A consequência do bug é disparar um autovacuum em todas as tabelas. Você pode evitar o bug, fazendo um VACUUM manual antes de atualizar para uma versão mais nova.

Se você ainda não atualizou as versões suportadas, o que você está esperando? Esse aviso é urgente principalmente para aqueles que possuem versão 9.4 e 9.3.

No comments:

Post a Comment